Cidades

Primeiros socorros para agentes de segurança

A secretaria de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito de Maricá ofereceu nesta terça-feira (27), um curso de primeiros socorros ministrado por enfermeiros e guardas municipais, no Cinema Público Henfil, no Centro. Agentes de segurança, orientadores de trânsito e a equipe do projeto “Operação Verão”, receberam o treinamento para garantir mais confiança e tranquilidade durante o atendimento à população.

“O conhecimento sobre ações de primeiros socorros podem salvar vidas e essa é a nossa missão”, afirmou o guarda municipal e também enfermeiro, Bruno Arcoverde. “Nós tivemos o cuidado de trazer para essa capacitação e enumerar aspectos que seriam pontuais no dia a dia, como por exemplo, engasgo, parada cardíaca, insolação, queimaduras, ferimentos, ou seja, todas são situações que podem ser trabalhadas com esses agentes e obviamente isso causará uma segurança maior quando esses profissionais se depararem com uma dessas emergências”, explicou o especialista.

Trinta atendimentos no Carnaval em praias e lagoas

A secretaria de Segurança informou que durante o período de carnaval foram realizados cerca de 30 atendimentos realizados somente pelos agentes do projeto “Operação Verão” nas praias e lagoas do município, o que levou a constatação da necessidade de se promover uma capacitação básica em primeiros socorros para todos os agentes que atuam pela cidade.

Para o jovem Ronaldo da Silva Chaves, de 21 anos, morador de Bambuí, e que atua como um dos agentes do projeto “Operação Verão”, essa qualificação vai facilitar muito na tomada de decisão diante de alguma emergência. “Esse tipo de treinamento é muito importante porque para gente que está trabalhando na praia, local com alto risco de afogamentos, onde pessoas se engasgam e banhistas sofrem com insolação, essa capacitação nos dá a confiança para fazer o que é necessário em cada situação”, concluiu.

Com a capacitação, todos os profissionais passam a ter o conhecimento necessário para preservar, por exemplo, o local de um acidente, além de chamar de maneira adequada o devido socorro. Seguindo o cronograma, no dia 02/03 mais duas turmas de orientadores de trânsito e agentes de segurança receberão essa mesma capacitação. Ao todo, serão treinados cerca de 100 profissionais do município.

< Termina hoje o prazo para inscrição no Fies Maior fornecedor de drogas da América é preso no Rio <